Festa das rosas - Vila Franca do Lima (Viana do Castelo) - I

No passado dia 12 de Maio, em Vila Franca do Lima, iniciou-se mais uma edição da Festa das Rosas, uma tradição iniciada em 1622! Esta Festa culmina com o desfile dos cestos na procissão.
Nesta aldeia do concelho de Viana do Castelo trabalhou-se arduamente para confeccionar os cestos, que, para além de rosas, são decorados com outras flores e plantas do campo (bálsamo, giesta, marcela, perpétua, trevo, etc.)
Na procissão principal, que se realiza no segundo domingo de Maio, as raparigas que completam 18 anos (houve quem me dissesse 19 anos ?!) são as responsáveis pelo transporte dos cestos (alguns dos quais chegam a pesar cerca de 70 quilos!). Os bem desenhados e decorados cestos mostram paisagens, motivos religiosos ou brasões, tudo feito com flores e folhagens, todas elas presas com alfinetes (cestos há em que se colocam cerca de 3 quilos de alfinetes!). A "massa" do cesto é feita com uma planta local ( a cicuta, que por lá se chama "cegudas") e sobre ela se "bordam" os motivos. A encimar o cesto um generoso ramo de rosas completa o "bouquet". Cada mordoma quer fazer o cesto mais bonito de todos, resultando desta "concorrência" maravilhosas obras de arte.
A apresentação dos cestos ocorre no sábado, mas o desfile principal realiza-se no domingo numa procissão que tem lugar pelas ruas da aldeia, regressando depois à igreja local.
Poderão ser vistas - aqui - fotos das Festas de 2008 e 2009.









































 Para voltar ao Índice clicar aqui


1 comentário:

Glória Vilbro disse...

E esta já é a última reportagem...
Mas que belíssima maneira de acabar, com juventude, rosas, e muitas outras flores!
Cerca de 70 kg! Deve ser difícil equilibrar um cesto com tanto peso na cabeça, mas mesmo assim as raparigas lá vão, todas bonitas e com um sorriso de felicidade!
As roupas são lindas, as jóias, os cestos e as flores! As fotos são lindas também.
Mais uma festa muito bonita e cheia de alegria e tradição.
Vá acrescentando mais viagens. Fico à espera. Já estava a ficar habituada...
Beijinhos
Glória