"China esplêndida" em Shenzhen (China)

Situada no delta do rio das Pérolas, no sul da China (região de Guangdong), a cidade de Shenzhen foi a pioneira do "socialismo com características chinesas". Foi aqui que, em 1980, se iniciou a reforma económica que levou a China a potência mundial. Shenzhen era uma vila de pescadores, com cerca de 70 000 habitantes, cercada de campos de arroz, quando foi escolhida por Deng Xiaoping para ser a primeira zona económica especial da China, permitindo a iniciativa privada. Na época tinha a seu favor a proximidade de Hong Kong, grande centro comercial, industrial e financeiro, então ainda sob o controle britânico.
Em menos de 30 anos Shenzhen tornou-se uma cidade com cerca de 8 milhões de habitantes! A maior parte das industrias de Hong Kong foram transferidas para aqui, tendo como motivo principal o baixo custo da mão de obra. Presentemente Shenzhen assume-se como um pólo de alta tecnologia, com fábricas de computadores, materiais para telecomunicações, componentes electrónicas e empresas de biotecnologia. Shenzhen é pois uma das mais jovens cidades da China e um modelo para a politica de reforma e abertura.
Nem tudo aqui é comércio, indústria ou finanças. Em Shenzhen encontram-se quatro grandes parques temáticos que merecem ser visitados na sua totalidade, para bem os ver e fruir contem com mais de um dia de visita.
Destes quatro parques (China Esplêndida - mostra em miniatura dos monumentos e paisagens mais famosos da China; Abertura ao Mundo - mostra idêntica à anterior, mas dedicada às maravilhas de todo o mundo; Aldeias de Folclore - onde se reúnem 55 minorias étnicas da China que aqui mostram a sua cultura e tradições; e o Reino Feliz - espécie de Disneyland, onde se destaca a montanha russa gigantesca), apenas vou mostrar o China Esplêndida . Reparem na perfeição das reproduções e dos pormenores das mesmas e em alguns comentários às fotos.






























Para voltar ao Índice clicar aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Glória Vilbro disse...

Muito perfeito e muito lindo! Tanta minúcia, tanto preciosismo nos detalhes, só podia mesmo ser obra chinesa e da sua infinita paciência. Paciência e arte, porque tudo está feito de tal forma que, se não fosse pelo tamanho, poder-se-ia dizer que são os originais!
Impressionante o túmulo do imperador! Tantos e tantos soldados estátuas! E começou a ser construído quando o imperador tinha treze anos... Costumes antigos e estranhos, mas o resultado foi impressionante! Gostei muito!