Mosteiro de Lorvão (Penacova)

Localizado na região centro de Portugal, no concelho de Penacova, o Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, ou simplesmente Mosteiro de Lorvão, é um dos mais antigos mosteiros da Europa, já que a sua fundação terá ocorrido em meados do séc. VI, embora haja estudos que apontam para o ano de 878, data da reconquista cristã de Coimbra. Inicialmente o mosteiro era um mosteiro masculino, destacando-se como importante centro de produção de manuscritos iluminados. Em meados do séc. XI o mosteiro adoptou a regra Beneditina, sendo dedicado a São Mamede. Em 1206 o mosteiro foi reformado por D. Teresa (filha de D. Sancho I) e nessa altura passou a ser um mosteiro feminino da Ordem de Cister.
Depois da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, no séc. XIX, o mosteiro foi "convertido" em Hospital Psiquiátrico que veio a ser encerrado em 2012.
Vale a pena fazer uma visita a este Mosteiro, não esquecendo de admirar os seus altares, painéis, esculturas e a maravilhosa talha do seu esplendoroso cadeiral esculpido em dois tipos de madeira do Brasil.




































Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: