Palau de la Música Catalana (Barcelona)

O Palau de la Música Catalana (em português Palácio da Música Catalã) é um extraordinário auditório construído entre 1905 e 1908 em Barcelona. Foi projectado pelo arquitecto Lluís Domènech i Montaner e desde 1997 que foi declarado Património Mundial da UNESCO. A iniciativa da sua construção ficou a dever-se ao Orfeó Català (Orfeão Catalão), sociedade coral fundada em 1891, que cobriu grande parte do custo com a emissão de seis mil obrigações de cem pesetas cada!
Neste auditório, de grande beleza e possuidor de uma acústica excepcional, actuaram a maior parte dos grandes nomes da música mundial, desde as grandes orquestras clássicas e de jazz, maestros, pianistas (entre elas Maria João Pires), cantores,... 

Palau de la Música Catalana (Barcelona)

Mosteiro de Lorvão (Penacova)

Localizado na região centro de Portugal, no concelho de Penacova, o Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, ou simplesmente Mosteiro de Lorvão, é um dos mais antigos mosteiros da Europa, já que a sua fundação terá ocorrido em meados do séc. VI, embora haja estudos que apontam para o ano de 878, data da reconquista cristã de Coimbra. Inicialmente o mosteiro era um mosteiro masculino, destacando-se como importante centro de produção de manuscritos iluminados. Em meados do séc. XI o mosteiro adoptou a regra Beneditina, sendo dedicado a São Mamede. Em 1206 o mosteiro foi reformado por D. Teresa (filha de D. Sancho I) e nessa altura passou a ser um mosteiro feminino da Ordem de Cister.
Depois da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, no séc. XIX, o mosteiro foi "convertido" em Hospital Psiquiátrico que veio a ser encerrado em 2012.