O Mosteiro de Rila (Bulgária)

O Mosteiro de Rila (em búlgaro - рилски манастирo) é um complexo com 8800 m2 (o maior do país em funcionamento) que se situa a quase 120Km de Sófia, a capital da Bulgária, nos montes Rila, a cerca de 1150 metros de altitude.
A ideia da sua criação pertenceu ao eremita São João de Rila (Ivan Rilski) que por aqui viveu, numa caverna, durante o reinado de Pedro I (927-968). Na realidade o mosteiro foi sendo construído pelos seus discípulos que subiam à montanha para com ele estudar.
Os governantes da Bulgária têm sempre respeitado o mosteiro já que o mesmo, desde sempre, foi considerado um centro espiritual e cultural do País e contribuiu para a consciencialização da nacionalidade entre os búlgaros.
Apesar das diversas vicissitudes por que passou (entre outras, foi completamente destruído por incêndios no séc. XIII e no início do séc. XIX), o mosteiro, com doações diversas dos czares búlgaros, de senhores feudais e do povo búlgaro, foi sendo reconstruído (a última grande reconstrução ocorreu entre 1834 e 1862) de tal modo que ainda hoje é um monumento que contribui para a conservação, divulgação e defesa da identidade búlgara, para a difusão da cultura religiosa, sendo, também, um marco a nível arquitectónico, artístico e literário.
Por tudo o que foi dito acima o Mosteiro de Rila é considerado uma das mais importantes obras primas do renascimento da arquitectura búlgara, tendo sido declarado pela UNESCO como Património da Humanidade em 1983.













































Para voltar ao Índice clicar aqui

Sem comentários: